terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Pedágio

  Adoro viajar, faz bem para o espírito, me alegra, me mostra lugares novos ou velhos conhecidos querendo ser revistos e me aproxima das pessoas que estão longe, mas que quero estar perto.
  Mas dirigndo pela saudosa rodovia BR-101, uma parte duplicada e a outra sendo duplicada, dentro de Santa Catarina, todas as obras feitas com o suado dinheiro público pagos com os impostos pagos pelos habitantes e motoristas dos nosso Brasil varonil, na medida que você vai percorrendo a mesma você se depara com as Praças de Pedágio, neste momento a maioria deve pensar como eu:
  - Oh, maravilha! Pago imposto o ano inteiro, incluindo o IPVA do carro e demais impostos referente ao veículo, além de possíveis multas que venho a receber por alguma imprudência cometida, e agora ainda terei que pagar mais R$ 1,10.
  Esse valor é pago a um empresa que ganhou uma licitação de manutenção da rodovia em troca da cobrança do pedágio, a empresa promete deixar as rodovia em perfeito estado.
  Realmente as rodovias que passei que tem pedágio estão em ótimas condições, mas, é certo eu ter que pagar a mais uma empresa privada para essa manutenção, fora tudo que eu já pago para o Governo, toda vez que eu faço alguma compra, pago IPVA e as multas? Para onde vai o dinheiro que pagamos referente ao carro (IPVA e multas) que no papel, nas leis, diz que tem que ir para conservação de estradas e ruas? Só esses valores já devem ser suficientes para manter as rodovias em perfeita ordem, mas se o governo quiser, pode tirar dos outros impostos, é só querer.
  Se para cobrar pedágio eliminassem a cobrança do IPVA já seria mais aceitável, por que, como já me referi, o IPVA perdeu o seu sentido.
  Mas, como estamos viajando e sem muita vontade de nos estressar e desperdiçar o descanso merecido, acabamos pagando o maldito (para não escrever coisa pior) pedágio e seguimos viagem, mas é lamentável que uma empresa privada se beneficie do bem público para ter lucros e a população aceita como normalidade.
  Também vou pagar uma quantia para a prefeitura de uma cidade por uma praça pública e começar a cobrar ingresso para a população poder ter acesso a ela, prometo deixar a praça sempre em boas condições.

Um comentário:

  1. Saudações !!!

    Realmente meu caro amigo Eduardo, no nosso Brasil até viajar se torna uma angústia !! A nós somente é nescessário pagar, pagar, pagar.....
    Concordo em absoluto com tudo o que você escreveu, mas gotaria apenas de salientar, que o estado de Santa Catarina - para esta informação não fiz uma pesquiza, tomei por base os lugares que tenho passado - tem uma das taxas de pedágios mais baixas, em média R$ 1,10 como você mesmo citou.
    No período de férias de 2009/2010, fiz uma viagem ao Rio grande do Sul para visitar minha Sogra e familiares de minha esposa, e nesta viagem gastamos aproximadamente R$ 80,00 em taxas de pedágio, dos quais eu acredito 90% foram pagas no estado do Rio Grande do Sul onde a maioria dos postos de pedágio tem a taxa para veículos fixada em R$ 6.90. E o que é pior, não considerando a FREEWAY, as estradas não são tão boas assim !!!

    Fica Aqui minha humilde colocação, e boa viagem a todos !!!!

    ResponderExcluir